terça-feira, outubro 04, 2005

Vilões e bromélias

Eu queria falar sobre as bromélias, pois sei que elas são bonitas e que costumam ser gigantes na futuramente extinta Floresta Amazônica. E acabo de dizer tudo o que sei sobre elas.

Não quero acabar o texto por aqui, então devo falar de alguma impressões que tenho das bromélias, já que nunca vi uma de perto. Então vou exercitar meu 'conhecimento' não-empírico. Assim, direi que as bromélias são charmosas e ostentam uma vaidade que deve encantar os biólogos. São imponentes, com folhas que não parecem folhas como a da roseira-da-casa-da-vovó e flores que não parecem flores como as orquídeas (apesar de serem tão belas quanto). As bromélias parecem animais que gostam de brigadeiro, em suas formas surrealmente arredondadas. Seriam elas então um elo perdido entre os vegetais e os animais em geral (e o Homo sapiens em específico)?

Não creio. Pois sei que não as conheço, e não poderia fazer afirmações de tamanha importância (ou blasfêmia) no mundo científico. Para mim sempre serão vegetais/animais que se alimentam de brigadeiro enriquecido com clorofila. Para a ciência, óbvio que não.


Os mocinhos dos meus sonhos são como as bromélias. Na minha razão, são como os galantes heróis dos filmes de amor, românticos e com amores infinitos no tempo e no espaço. E sei que existem, apesar de não conhecê-los.

Os vilões são as roseiras-da-casa-da-vovó. Conheço como a palma da minha mão, e eles têm toda a minha simpatia. Eles são reais e me fazem ver. Eu os abraço e eles me beijam. Fazem crueldades comigo, são tão diferentes dos mocinhos! Mas amo os vilões, e quero que me acolham nos seus braços para sempre, pois me dão uma estranha segurança. Estranha segurança necessária.

Não quero conhecer as bromélias. Perceberia que elas são meros vegetais.

6 comentários:

Anônimo disse...

primeiro \o/!!!!

Esse, até agora, foi o mais triste de todos...
adoro as bromélias (inclusive as que comem brigadeiros...). Mas não sabia que eram vegetais assim... Mein gott... Onde é que esse mundo vai parar... Com tanto vegetal assim...

Anônimo disse...

Lu, houve um dia que eu falei disso: a gente sempre conhece mais nossos inimigos que nossos proprios amigos. Não pode ser assim! Beijo.

Anônimo disse...

Gosto de tua nao linearidade de pensamento...
Para que simplificar se podemos complicar? rs...

Anônimo disse...

era pra ser sobre bromélias!!! >/

Anônimo disse...

aiai, eu já vi bromélias, já toquei em bromélias e tenho bromélias em casa. [se quiser, pode vir visitá-las!]

e posso te dizer: elas comem brigadeiro quando ninguém está olhando!!

Tefo disse...

oi, busquei no Google sobre animais que comem filhas e encontrei esse texto, gostei muito.