segunda-feira, agosto 29, 2005

Desenho

Não há algo que me dê mais medo do que desenhar. Quando vem aquela vontade de começar uns rabiscos despretensiosos eu percebo a agonia que é começar algo do nada. Não se sabe o que vai acontecer, se a sombra ficará boa. Se terá originalidade com um toque do surrealismo de Dalí. Se mostrará o que sinto, e não tão somente o que vejo. Se minha mão irá tremer. Talvez a incerteza me dê mais medo do que desenhar.
Começo um traço vertical. Apago. Começo outro horizontal. Quem dizia mesmo que deveríamos ser mais horizontais? Certo, sem mais malícia. Não, com mais malícia! Com pimenta calabresa... Pizza, sim, ou comida tailandesa. Apago o traço horizontal e inicio uma curva (pois se a vida não é algo circular?). Manejos para cá e para lá, esfumaço, uma sombra aqui e outra ali. Olhos inquisidores, boca trêmula imóvel.
Sai algo que não sei bem o que é. Mas sai e já está fora de meu controle. E continua saindo, não posso ou devo me controlar. Para desenhar é preciso coragem.

Para viver também.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ah, q bonito!!!
Desenhar é vida!!
uhuhuhu...

ow, ficar sem te visitar é perder textos lindos... li todos os outros mas só comentei esse.. pode??

Anônimo disse...

ei, quero um desenho meu... vc desenha realmente ou são apenas rabiscos da vida?

Anônimo disse...

Olá nao tenhas medo de fazer um rabisco...o valor de desenhar é de a gente nao ter a certeza como vai fikar no fim,e nada melhor para aliviar das merdas deste mundo ,k fazer uns sarrabiscos...Sabes nos mais horizontais ou mais verticais,k interessa mesmo é k sejamos nós propios com as nossa virtudes com os nossos defeitos...Já falei demais,visita o meu blog e deixa la um comentario...continua a desenhar mesmo k te meta medo.. http://amac70.blogspot.com

Anônimo disse...

Luísa, talvez esteja aí o mistério da criação: o imprevisível. Um grande abraço e saudades...

Anônimo disse...

Luísa, esse pra mim foi o seu melhor texto até hoje. Porque falou da arte de viver. E o melhor trecho é: agonia que é começar algo do nada. Não se sabe o que vai acontecer. beijos.

Anônimo disse...

Amiga, não sei pq não apareceu aqui o link pra comentar no post novo. Mas olha só... Que tal você imaginar assim, primeiro inspire, depois expire, só aí... respire. Você entendeu o que eu quis dizer? Se não, te explico mais tarde.

Anônimo disse...

Que nada! Seu impagável comentário mereceu até um link lá naquela coisa preta. Valeu. Pior do que desenhar é escrever, eu acho.